terça-feira, 3 de maio de 2011

O curioso caso de Noiserv.



Desde 2009, que ouço falar de um tal de Noiserv, um músico que actua sozinho em palco com dezenas de instrumentos e que tem canções fenomenais. Foi assim que me venderam o peixe. Confesso que ao início não me senti curioso porque existem dezenas de bandas em Portugal das quais muito se fala e que no fim pecam por não trazerem nada de novo ou por estarem completamente escondidas do grande público, quase ao ponto de se tornaram mitos urbanos.

Até um dia.

Estava a conduzir na Radial de Benfica, com o rádio sintonizado na Radar, quando ouço uns acordes, um xilofone e penso: "Oh pá, o que é isto?". Que nem geek bem comportado, não esperei pelo fim da música para descobrir quem estava a tocar e ponho o meu Iphone a funcionar. Sai-me um nome, Noiserv. Quem era Noiserv? Como é que nunca tinha ouvido falar deste tipo?

Não é o meu espanto que ao procurar na net, descubro que o tipo não só é português como já andava pelas andanças musicais desde 2008. Tornei-me um fã nesse dia (muito graças à música "Mr.Carousel") e considero o David Santos (o mentor do projecto e a cara e voz de Noiserv) um dos músicos mais interessantes na cena musical portuguesa. A qualidade do seu trabalho é inegável, comprova-se com as três edições esgotadas de "One Hundred Miles From Toughtlessness", onde transforma as músicas numa espécie de teia melódica onde incorpora sons distintos que tocam em loop conforme os seus desejos. Mais parece um maestro que um músico. Como se isso não fosse já suficiente para atrair um público português cada vez mais atento à cultura, David tem a companhia da sua prima, uma artista gráfica que o acompanha nas actuações ao vivo preenchendo o espaço visual já que enquanto David canta, ela vai desenhando numa tela virtual o que permite criar uma ligação emocional entre o que está a ser cantado com os desenhos, numa espécie de sonho que se vai materializando.
Estes pequenos pormenores tornam o projecto Noiserv num dos mais belos momentos musicais da actualidade.
Por falha minha, ainda não vi um espectáculo ao vivo, algo que quero bastante.
Por muitos vídeos de Youtube que um tipo veja, não chega minimamente aos calcanhares de um espectáculo ao vivo.

Até lá, façam como eu. Vão ao link que está em baixo e ouçam todas as músicas de Noiserv.

Sem comentários:

Enviar um comentário