terça-feira, 31 de maio de 2011

Um programa de música? Onde?

Hoje apercebi-me de uma coisa ao ler uma revista do social: o programa de música de eleição da nossa tv é o "Top+". Sem querer desfazer o programa e o seus intervenientes, a verdade é que o formato do "Top+" é simplesmente passar uns vídeos, fazer boas reportagens e ter umas bandas a actuar em playback.

E assim se dá destaque à música no nosso país.

Quando olho para o lado, mais propriamente para a Inglaterra, fico embasbacado com o "Later With Jools Holland", apresentado por próprio. Centenas de bandas nacionais e internacionais vão ao programa, tocam ao vivo, apresentam temas novos. Realmente dá-se protagonismo ao que importa: a música. Bem sei que Portugal não é Inglaterra, nem a RTP tem o dinheiro da BBC. Contudo, pergunto-me se um formato de televisão que não reflecte o potencial dos músicos deve ser aquilo a que damos destaque. Deve ser estranho para um músico ir "tocar" a um qualquer programa de televisão em playback apesar de estar a ser pago para o fazer, e não correndo riscos de se enganar. Ver um músico a fingir que está a tocar é quase tão doloroso como ver um bom actor num mau filme (Gary Sinise, isto é para ti.).

Falta-nos um espaço televisivo dedicado à música, nas suas distintas formas. Recordo-me de à uns anos atrás a Sic Radical ter tido algo deste género onde bandas actuavam ao vivo perante um público e câmeras. Onde é que esse programa está agora? Terá sido mais caro que uma telenovela ou um reality show? Ironicamente, tenho de dizer que sim porque acabou enquanto outro mercado televisivo proliferou. Não estou a julgar o que deve passar em prol do que não deve, simplesmente acredito que a cultura musical tem muito para oferecer ao povo português à parte dos tradicionais (e talentosos) grupos habitués e as dezenas de cantores pimba, portugueses e brasileiros, que fazem as delícias dos mais idosos nos programas matinais. Ao verificar que nos últimos anos têm emergido bandas excepcionais que singram lá fora mas cá são pouco conhecidas, talvez uma razão para essa situação seja o facto de que não sabemos quem são nem o que fazem porque ninguém me mostrou. E não é a frase "com a internet disponível, podemos saber tudo" que me convence, porque, demasiada informação até é mais confuso do que pouca. Posso saber muito mais sobre música, mas como é que a descubro?

O que podia ser feito? Fosse num canal generalista, até na RTP1, ou num canal por cabo, deveria existir um programa de televisão que tivesse como objectivo dar a conhecer artistas nacionais e internacionais através da sua música, com interpretações ao vivo e pequenas entrevistas. Bandas portuguesas não faltam. Antes que digam "Ah e como é que pagavas às estrangeiras para virem cá?", existem várias soluções. A que me parece mais viável é aproveitar os artistas que já vêm a Portugal actuar para participarem, fosse em actuações curtas ou acústicas ou mesmo gastando algum dinheiro. Sempre era mais interessante que gastá-lo em ordenados de funcionários públicos de topo.

O site Blogotheque e o "Later with Jools Holland" são dois extraordinários exemplos de veículos de promoção musical e cultura. Com orçamentos distintos, perspectivas diferentes, ambos chegam a um resultado digno de ser mencionado.

Por amor de deus, podemos começar a pensar em algo tão bom como isto?

Sem comentários:

Enviar um comentário