sexta-feira, 29 de abril de 2011

FOALS falam à Gigwise


Os Foals, uma das melhores bandas britânicas da actualidade, estiveram à conversa com a revista Gigwise sobre o sucesso de "Total Life Forever", das dezenas de prémios que a canção "Spanish Sahara" já arrecadou, do próximo álbum, entre várias coisas.

Quem for ao Alive 2011, não pode perder o concerto que vão dar no dia 9 Julho no palco Super Bock.

Podem ler a entrevista completa através do link: ENTREVISTA - FOALS À GIGWISE

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Mosshart.

(Alison Mosshart dos The Kills)

Peço encarecidamente aos senhores Covões e Montez, um dos dois, que façam o favor de trazer a Portugal esta roqueira senhora.
Agradecido.

Jimmy Eat World no Alive 2011.

A mais recente confirmação do Alive 2011, os Jimmy Eat World, agrada-me bastante porque durante muitos anos, o álbum "Bleed American" foi presença habitual no meu discman (eish) com destaque para a música "Sweatness". Graças ao defunto Sol Música (eish 2) descobri os Jimmy Eat World, uma banda que se manteve entre o rock e o punk, muito impulsionados pelo estilo dos Fugazi ou The Atari mas que se conseguiu distanciar de outras bandas mais pop/rock como os Blink 182 em grande parte à qualidade lírica que as suas músicas apresentavam.

Nos últimos anos, os álbuns têm sido bastante mais fracos mas esta é uma boa oportunidade de ver uma banda que provavelmente não viria a Portugal para um concerto em nome próprio.

Aloe Blacc e os seus 99 Problems.

Depois de "Billie Jean" e "Femme Fatale", a melhor voz soul dos últimos anos, Aloe Blacc, dá uma nova cara a "99 Problems" de Jay-Z.
E com isto arrependo-me de não ter comprado bilhete para o concerto de 4 de Maio na Aula Magna.



O mundo visual dos Tv On The Radio.

Nos dias que correm, a Internet já não é o bicho de sete cabeças que ameaçava a indústria musical, pelo contrário, é uma excelente plataforma de comunicação entre músicos e fãs.
Os Tv on The Radio sabem como retirar o máximo dessa plataforma.
O último álbum editado "Nine Types of Light" transforma-se num filme pelas mãos do vocalista Tunde Adebimpe, composto por videoclipes de cada música do álbum e entrevistas realizadas a variados nova-iorquinos sobre temas tão esotéricos como amor, ódio, sonhos, o futuro que virá. São 60min de criatividade sonora e visual.




quarta-feira, 27 de abril de 2011

Rome - Dangermouse & Daniele Lupi


Rome é o nome do novo projecto de Dangermouse (uma parte dos Gnarls Barkley, Broken Bells e um dos mais proeminentes produtores da actualidade) e Daniele Lupi. Os primeiros avanços contam com a participação de Norah Jones em “Black” e Jack White em “Two Against One”.



terça-feira, 26 de abril de 2011

Mixtape #2


Esta segunda mixtape está direccionada para o Verão. Está bom tempo, começamos a ir para a praia, para a esplanada beber uma imperial, conduzimos de vidro aberto. Depois de uma tarde bem passada, a música ajuda a manter o espírito em alta.

Guillemots - Made Up Love Song #43
Yeasayer - O.N.E
Gayngs - Faded High
The Black Keys - So He Won't Break
Foals - Miami
Girls - Lust For Life
Phoenix - Girlfriend
Orelha Negra - 961 919 169
Animal Collective - My Girls
Lupe Fiasco & Jill Scott - Daydreamin
Local Natives - World News
Riceboy Sleeps - Happiness
The Temper Trap - Sweet Disposition
Pictureplane - Goth Star
Sigur Rós - Inní Mér Syngur Vitleysingur

Olha lá, Does It Offend You, Yeah?

Uma das minhas bandas favoritas está de volta. Os Does It Offend You Yeah? regressam com "Don't Say We Didn't Warn You", lançado no dia 14 de Março deste ano. O primeiro avanço para o seu segundo álbum intitula-se "The Monkeys Are Coming".

Ficou-me na memória o excelente concerto que deram no Alive em 2009 que terminou com dois momentos incríveis: primeiro, um dos guitarristas tenta saltar do palco para cima do público sendo que no último momento faltam-lhe as forças e aterra de boca no gradeamento. Como se isso não fosse já fantástico, no preciso momento em que se está a levantar, uma fã mais aguerrida decide agarrar o músico com tanta força que a baixista da banda decide parar com a brincadeira com uma série de socos bem dados. Um concerto que termina com estes dois momentos é verdadeiramente brilhante.

Fica aqui também o segundo avanço para este álbum, "We Are The Dead". (Pessoalmente, esta música é bem melhor que o single.)

O retorno dos reis do Hip-Hop, os Beastie Boys.

A antecipação foi lixada pela Internet. Os Beastie Boys criaram enorme buzz com o anúncio de que iam lançar o seu décimo álbum, "Hot Sauce Committee, Pt 2", em grande parte graças ao short film realizado por um dos três Mc's, Adam Yauch.

O short film contou com Danny McBride, Elijah Wood e Seth Rogen nos papéis dos três artistas onde se revisita o grande som, "Fight For Your Right to Party", numa espécie de biografia louca e cómica. São cerca de 30min de puro prazer musical e filmográfico que valem a pena assistir.


Entretanto, os rapazes de "No Sleep Til Brooklyn" decidiram que não tinham nada a perder portanto disponibilizaram o novo álbum para escuta em streaming. Para quem pode ouvir música enquanto trabalha, aproveitam. Sempre dão asas à imaginação.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Os Arctic Monkeys já não são putos.

Os Arctic Monkeys já não são os mesmos miúdos que levaram Glastonbury à loucura em 2007. Vamos ver como se portam no SBSR deste ano.
Este é o primeiro avanço para o seu quarto álbum que deverá sair a 6 de Junho. Qualquer parecença com Queens Of The Stone Age é pura coincidência...

Austrália, um bom porto.

A Austrália é um daqueles locais de sonho para qualquer viajante. Praia, calor, miúdas e boa música.
Nos últimos anos, tem saído excelente música daquele continente retirando um pouco o foco de países como os Estados Unidos da América e a Inglaterra que são por natureza o "berço" de tudo o que é comercial e mundialmente famoso. Os casos recentes dos The Temper Trap ou Tame Impala são um bom exemplo da versatilidade que as bandas australianas têm, tendo em conta que durante muito tempo estiveram resignadas ao sucesso de bandas ou artistas pop como Kylie Minogue, Natalie Imbruglia os os Midnight Oil ou ao rock transversal dos Silverchair, a maior banda de sucesso a sair da Austrália no início dos anos 2000. A percepção que tenho é de que a música australiana sempre teve qualidades inegáveis mas que se restringiu a um papel de submissão perante o que se fazia em outros países, ou seja, tudo chegava mais tarde à Austrália ou saía de lá demasiado tarde para ser um estrondoso sucesso. Alguns conseguiram chegar mais longe como os casos referidos acima, contudo, existiram poucos mais.
Hoje em dia, o caso é distinto. Existem bandas australianas que rapidamente se comercializaram e expandiram para todo o mundo como o caso dos The Presets, John Butler Trio, Miami Horror, Empire of The Sun ou os Midnight Juggernauts. O que mais mais atrai nestas bandas é que são capazes de manter uma identidade própria, seja na imagem ou na sonoridade, e isso reflecte-se no seu sucesso. O ano passado, tivemos o prazer de assistir aos The Temper Trap. Empire of The Son e John butler Trio ao vivo no SBSR; os Midnight Juggernauts já cá estiveram umas quantas vezes; e vamos acreditar que os Tame Impala ainda cá vêm este ano. Para um país como Portugal, que tem crescido imenso no que toca a festivais e concertos, apostar em três bandas australianas num único festival não é pura coincidência. É uma aposta concreta em qualidade musical, tendo em conta o rápido crescimento destas bandas e da aceitação por parte do público e da crítica.
Assim sendo, ficam alguns exemplos do que estou a falar. Boas audições mate.

Miami Horror - Holidays


The Presets - My People


Sia - Clap Your Hands


Angus and Julia Stone - Hold On


John Butler Trio - Ocean

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Kanye West - All Of The Lights @ Coachella



Sou um ávido fã de Kanye West,confesso. A sua posição no hip-hop, e na música em geral, foi-se cimentado ao longo dos anos graças à qualidade dos seus álbums bem como da sua visão artística (e do seu twitter que vale a pena ir vendo). Este vídeo é retirado da sua actuação como cabeça de cartaz de Coachella, no último dia, onde deu um concerto impressionante. Para mim, o grande destaque do concerto vai para a sua presença em palco. Ele actuou acompanhado por dois Dj's e algumas bailarinas, mas passou grande parte do tempo sozinho a ocupar um palco gigante perante milhares de pessoas. Não é para todos meus caros.
Destaco esta música, uma das minhas favoritas de My Dark Twisted Fantasy, que contou com um rol interminável de convidados.

Obituários


O baixista dos Tv on The Radio, Gerard Smith, faleceu aos 34 anos com cancro do pulmão. O músico participou no três álbums da banda, Return to Cookie Mountain, Dear Science e Nine Types of Light. A banda está escalada para tocar em Portugal no Alive 2011.

Infelizmente, também é notícia a morte de Zé Leonel, membro fundador dos Xutos e Pontapés, que não resistiu a um cancro no fígado. O músico fez parte dos Xutos durante 1978 e 1981 tendo actuado como vocalista. Depois da sua saída, fez parte dos Ex-Votos que se voltaram a reunir no passado dia 13 de Abril para um concerto de comemoração dos 20 anos da banda. Foi a última vez que actuou ao vivo.


Mixtape #1


Esta primeira mixtape conta com:

Cut Copy - Need You Know
Gil Scott-Heron & Jamie XX - I'll Take Care Of You
Simian Mobile Disco & Alexis Taylor - Bad Blood
Chromeo - Hot Mess
The Strokes - Two Kinds Of Hapinness
The Tough Alliance - A New Chance
Death From Above 1979 - Little Girl
The Radio Dept. - Heaven's on Fire
Robyn - Hang With Me
Neon Indian - Should Have Taken Acid With You


Rebeca Black: marketing musical vs qualidade.

Desde que Justin Bieber surgiu para a ribalta do mundo da música que a Internet tem sido o veículo de outros fenómenos “musicais” que rapidamente se tornam conhecidos, por factores positivos ou não. O último caso é a jovem Rebeca Black e o seu absurdo single “Friday”. Produzido pela editora Ark Music Factory, “Friday” é hoje a música com mais dislikes de sempre no Youtube contando com 2,2 milhões de clicks e 112 milhões de visualizações e um rol interminável de comentários não muito afáveis para a jovem de 13 anos.

Mais do que criticar a qualidade das suas músicas (mau) ou os vídeos (hilariante), o importante nesta história é que praticamente toda a gente já viu o vídeo ou já ouvir falar na música portanto o investimento que os paizinhos fizeram (cerca de 4.000$) está a ter resultados estrondosos. Boa ou má publicidade, é sempre publicidade. Este é um pormenor interessante nos dias que correm.

Com a Internet, a qualidade musical tornou-se uma característica não fundamental para atingir o sucesso. Mais importante que escrever uma boa letra, compor uma melodia, é saber como alcançar a maioria do público, ou seja, uma estratégia de marketing vende mais que a qualidade musical. Bandas como os Muse, Jay-Z, Kanye West não têm o mesmo número de visualizações que este pequena que gosta das sextas-feiras. Ela é o exemplo prático de que a sorte já não se encontra, faz-se em casa com um computador equipado com auto-tunes.

Se por um lado, a Internet ajuda a descobrir novos talentos (Arctic Monkeys, Kate Nash), por outro lado, polui a cena musical com pessoas que nada têm a haver com música. Na minha perspectiva, Rebeca Black é o exemplo daquilo que vai acontecer nos próximos anos: maus artistas com más músicas a alcançarem o topo do sucesso temporário. Deixam de ser one-hit-wonders para ser tornarem em símbolos que têm os quinze minutos

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Bon Iver de volta em Junho

A Pitchfork anuncia que o novo trabalho de Justin Vernon, aka, Bon Iver, será lançado em Junho sucedendo assim ao Ep Blood Bank e a For Emma, Forever Ago.
O rapaz tem estado bastante ocupado seja a trabalhar com Kanye West, a tocar com Gayngs ou Volcano Choir portanto um novo trabalho de Bon Iver é algo digno de registo até porque se tem tornado num fenómeno de culto, especialmente nos EUA, graças à qualidade que cada projecto seu apresenta.
O possível alinhamento para o álbum será:

1 Perth
2 Minnesota, WI
3 Holocene
4 Towers
5 Michicant
6 Hinnom, TX
7 Wash
8 Calgary
9 Lisbon,OH
10 Beth/Rest

Será que Lisbon, OH quer dizer que uma visita está próxima?

Gil Scott-Heron & Jamie XX - We're New Here

Antes de tudo, umas palavrinhas.

Este blog nasce da vontade de me dedicar mais à música já que é um dos meus principais interesses, e como tal, optei por criar um novo espaço onde possa falar daquilo que ouço, que vejo, que gosto. Aceitam-se sugestões e críticas portanto be my guests.


A ligação entre Gil Scott-Heron e Jamie XX deu frutos num poderoso single, "I'll Take Care Of You", já a rodar em algumas rádios portuguesas (bem dita Radar e Oxigénio!) e em algumas discos por aí. O single representa a ligação entre dois géneros de música que estão relativamente afastados, o spoken word e o drum & bass, bem como duas gerações de artistas que em nada têm a haver. Até poderia ser antagónico, não fosse o resultado final um álbum ecléctico que incorpora a espacialidade dos XX com a grandeza de Heron.

É de aproveitar o andamento que Jamie XX tem tido nos últimos meses, revelando-se um wonderkid do MPC, e ir vê-lo ao Lux no dia 5 de Maio. Algo me diz que será um concerto bastante agradável para quem quer ouvir música de dança sem ter que engolir doses de David Guetta.